sexta-feira, abril 01, 2011

Conflitos...



Conflitos....

Existe um grande mito que diz que os conflitos são de todo ruins.
Mas pesquisando a Wikipédia foi confirmada uma percepção que já existia.  Os conflitos são resultado de dois desejos de mesma intensidade, mas que sugerem direções opostas, uma se contrapondo à outra.

O interessante é constatar que para que um conflito ocorra entre duas pessoas, elas não precisam estar, necessariamente, uma certa e outra errada. Ambas podem ter pensamentos e idéias coerentes. Mas não seguem a mesma direção, e a consequência disso é que uma se contrapõe a outra. Uma vai em sentido diferente que impossibilita a existência da outra. E até mesmo na vida, escolher entre duas coisas, não significa que uma seja boa e outra má. Apesar da sensação conflitante de ter que tomar uma decisão.

Quando estamos diante de dois caminhos, onde ambos nos atraem, ou são nossa condição real de vida, a verdade é que temos que fazer uma escolha. Afinal de contas, não pode uma única pessoa  realizar dois caminhos diferentes ao mesmo tempo. Sob a luz da palavra de Deus, encontramos um versículo que fala sobre que direção seguir:
“Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma voz, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.” Isaías 30.21 - Este é um versículo bem interessante, porque mostra claramente que quando nos dispomos a ouvir a voz do Senhor, temos a segurança de ter uma boa indicação daquilo que precisa ser feito em determinado momento.

Muitas vezes não nos damos conta de que uma determinada atitude, ou determinado caminho, pode nos levar a uma direção não muito desejada. Afinal:
"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." Pv 14.12


Os conflitos se dão muitas vezes em momentos importantes, e uma escolha mal feita, pode gerar consequências devastadoras. "Laço é para o homem dizer precipitadamente: É santo; e, feitos os votos, então refletir" Pv 20.25 - .Por isso nada de ser uma pessoa precipitada, o mais recomendado é todo cuidado, na hora das decisões.

As pressões podem apressar essa hora importante, e acabar por desvirtuar totalmente você do caminho certo. "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Is 55.8-9
O Senhor é lindo no seu modo de agir, e muitas vezes queremos tomar um adecisão agora, mas o momento da decisão ainda não chegou. Deus amadurece em nós cada novidade que Ele trará. Ele nos prepara para cada situação da vida. Assim como quando temos que nos acertar com alguém, quando o conflito é com essa pessoa. Deus prepara ambos para este momento. "Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Ec 3.1

A nossa vida não é uma estrada dura que tem o objetivo final como meta.
Há um provérbio que diz, "a vida é uma viagem, curta a paisagem"!
Então Deus nos aperfeiçoa em cada circunstância que vivemos. Mas nós temos pressa de realizar, enquanto Ele sabe que ainda não é tempo disso ou daquilo acontecerem.
Vamos apreciar aquilo que Ele está construindo em nós, os pontos que Ele está nos melhorando, onde estamos amadurecendo, onde precisamos melhorar ainda.
A nossa pressa em nada ajuda. "Tenho visto o trabalho penoso que Deus deu aos filhos dos homens para nele se exercitarem." Ec 3.10 - Isso é o que Deus quer de nós. Nos exercitar.
Exercitar nossa fé, nossa confiança, nossa auto-estima, nossa humildade, nossa perseverança, nossa paz.

Mas o que de fato isso tem haver com conflito?

Quando peco oro a Deus para que Ele me perdoe, ou dou razão a vergonha de me achegar a Ele?

Quando devo escolher entre separar um tempo para me alimentar espiritualmente ou só curtir momentos de lazer, o que faço?

Quando tenho uma oportunidade de trabalho ou de estudo única na vida, confio em Deus e me dedico ou dou razão à insegurança e declino, dizendo que não sou capaz?

Quando sofro com uma doença, escolho entre um tratamento doloroso ou dou razão à sensação de derrota e impotência, me conformando com uma saúde que se deteriora dia a dia?

Por fim. Enquanto viajo pela vida, faço minhas próprias escolhas, algumas tão difíceis, ou confio no Senhor que diz aos meus ouvidos que caminho devo seguir?

Entregue os conflitos nas mãos do Senhor. Deixe Ele te moldar através de cada circunstância da sua vida. Seja ela boa ou ruim. E se exercite em ouvir a Sua voz.
Haverá um momento em que nitidamente você vai ouvir:

"
Este é o caminho, andai por ele"


by Inca Nejm

Um comentário: